top of page

Becoming Warren Buffett

O documentário intitulado “Becoming Warren Buffet” traduzido no Brasil para “Como ser Warren Buffet” conta a história e trajetória de um dos maiores investidores dos EUA. Dirigido por Peter W. Kunhardt e escrito por Chris Chuang o filme conta com a participação de Susan Buffet, Warren Buffet, Billl Gates entre outros nomes importantes.

Porém, mais que um documentário, “Becoming Warren Buffet” é quase uma história de valores. A princípio podemos ver claramente a admiração de Warren Buffet pelo seu pai, bem como seu amor por livros, por grandes ideias e também números. Portanto, o documentário não cai no clichê da retratação de gênios, os quais devem seu sucesso somente às suas capacidades acimas do padrão; no caso de Buffet sua persistência e estudos foram fatores primordiais do sucesso.

Warren, desde sua infância demonstrava interesse pela riqueza e, movido pela insatisfação com o valor recebido de mesada semanal iniciou-se no mercado de trabalho entregando jornais porta-a-porta aos 11 anos de idade, nesse momento Buffet tomou gosto pelo acúmulo de patrimônio e o trabalho, que para muitos adultos era um fardo, tornou-se uma brincadeira para o garoto de Omaha.

Warren Buffet foi ambicioso o suficiente e obsessivo até com os números, saiu de Nebraska e acabou sendo um dos homens mais ricos e respeitados no mundo não por uma genialidade quase próxima a “super-poderes” retratada na maioria das histórias de sucesso, mas sim por sua dedicação e paixão aos números e estudo das empresas. Buffet, também se destaca pela forma de pensar e retratar a ideia da riqueza: em contramão aos valores comuns, busca o dinheiro por sua essência e não somente pelo poder de compra e ostentação, quase como uma pontuação dentro de um jogo a qual ele anseia pelo primeiro lugar antes que seu tempo de jogatina acabe.

Warren tinha um jeito único de passar qualquer mensagem e uma de suas respostas à pergunta mais comum no meio investidor – como você valoriza o negócio - é de fato inspiradora: "O valor intrínseco é terrivelmente importante, mas muito impreciso. Tentamos trabalhar com empresas em que temos uma probabilidade razoavelmente alta de saber o que o futuro nos reserva. Se você calcular o valor intrínseco adequadamente, você leva em conta fatores como a queda dos preços."

O documentário é capaz de nos ajudar a pensar como Warren Buffet, por exemplo ao considerar as ações como um negócio, algo que muitos investidores relutam em fazer e também demonstrar um dos valores mais necessários e desvalorizados do mercado, disciplina financeira, que no longo prazo poupou milhões de dólares para Warren tendo em vista que o investidor não demonstrava interesse com gastos supérfluos e objetos de ostentação, grande prova disso é sua própria residência, na qual reside desde 1958 e foi avaliada no valor de U$31,5 mil.

“Como ser Warren Buffet” é o típico documentário inspirador e requisito para o jovem investidor. Trata de valores e “mindsets” inegavelmente importantes a serem levados no cotidiano como dedicação, organização, foco e humildade. Contudo, deve ser considerado com cautela no âmbito dos investimentos, haja visto que retrata um cenário e tempo extremamente oposto ao atual brasileiro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page