Wall Street, o dinheiro nunca dorme
O filme ocorre no contexto antes da crise e queda da bolsa de 2008, abordando diversos pontos do mercado financeiro e destacando a manipulação, estratégias, rivalidade e vingança pessoal dentro da bolsa de valores. Um ponto importante na obra é como poucas pessoas conseguem influenciar de forma direta e indireta o futuro de empresas na economia global.
A abertura do filme retrata a saída de Gordon Gekko da prisão por fraudes financeiros e que passa sete anos apenas fazendo palestras e escrevendo livros enquanto isso, Jacob Moore, um jovem visionário, namorado de Winnie, filha de Gordon Gekko, está tentando conquistar seu lugar em Wall Street.
Logo no começo do filme o mentor de Jacob, Lewis Zabel, comete suicídio após sua empresa ir à falência devido a um boato de um de seus antigos concorrentes, após o suicídio de seu mentor, Jacob se aproxima de Bretton James, sabendo que ele era responsável por espalhar os rumores que levaram à morte de Lewis, com a intenção de se vingar e destruir sua carreira. Neste meio tempo conhece Gordon e começa a se encontrar com ele regularmente; apesar da recusa de Winnie em ver o pai, Jacob troca favores com seu sogro ganha cada vez mais dinheiro para seu chefe Bretton, e assim sua confiança. No final Jacob descobre que seu sogro queria os 100 milhões de dólares de sua filha apenas para poder recomeçar no mercado de ações.
Apesar de todo o romantismo que cerca o filme, este retrata de forma completa como ocorre a manipulação do preço de ações e de empresas e como os boatos uma vez soltos na ganham poder de afetar milhões de dólares, seja aquele verdadeiro ou não, além disso, mostra como pessoas ganham e perdem de forma suja, explorando também o papel da informação mostrando como os investidores comuns reagem à uma notícia no mercado financeiro.