Além do Laço Rosa
De acordo com os dados recentes do INCA, a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.
Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.
As ações da campanha estão indo além do laço rosa, símbolo da causa, para oferecer informação acessível sobre o câncer de mama:
O Instituto Avon, em 2017, apresentou no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a websérie “Para Além de Outubro Rosa”. A iniciativa quer estender o período de discussão sobre o assunto para todos os meses do ano. A websérie tem sete episódios e 23 entrevistas, cada capítulo aborda alguma situação comum às mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer, como o medo, a família, acesso ao tratamento, autoestima, surpresa e perspectivas para o futuro.
A Azul Linhas Aéreas, começou em novembro de 2017 uma iniciativa em parceria com o Hospital de Amor um projeto social batizado de "Conexão Azul Rosa" e contribuirá diretamente com o tratamento de 30 mulheres da região de Petrolina/PE com câncer de mama, provendo transporte aéreo para o hospital da instituição ou parceiro quando houver a realização de cirurgia.
O Boticário fez no Facebook e no Twitter a ação #TocaAqui, com posts em formato vertical, nos quais a parte visível incentivava a tocar na imagem - uma alusão ao autoexame - para abrir a mensagem completa com informações e dados sobre a doença. No Instagram foi feito um Stories com o mesmo conceito de estimular a audiência a tocar na tela.
O Mercado de Capitais não ficou de fora! A Atom Traders S.A, preparou ano passado um desafio para as mulheres que não se intimidam em se apresentar com uma bolsa poderosa, a Bolsa de Valores.
O Desafio Luluzinha Trader, foi uma competição de traders mulheres do mercado financeiro, que aconteceu durante o Outubro Rosa. A vencedora ganhou uma vaga na final da competição Vida de Trader3 e pôde carimbar o passaporte para Nova York com passagem e hospedagem por uma semana, para aprender a operar mercado americano.
As participantes tiveram a chance de mostrar que mercado financeiro é terreno feminino sim; e ao mesmo tempo apoiar a campanha Outubro Rosa, uma vez que para cada inscrição do desafio foi doado R$ 29,90 para instituições que atuam no combate ao câncer de mama.
O Desafio Luluzinha Trader teve o intuito de empoderar mulheres com interesse no mercado financeiro, iniciantes ou não, de qualquer idade ou profissão.