top of page

SELEÇÃO DA SEMANA

02/04 a 06/04

 

Pedro Parente pede demissão: Na manhã de sexta-feira (01), o Presidente da Petrobras, Pedro Parente, levou pessoalmente sua carta de demissão ao Presidente Michel Temer. Seu afastamento da petroleira deve-se a adoção de uma política de preços que acompanha o mercado internacional, esta apesar de apresentar resultados positivos para a empresa, desagradou vários setores da economia, dentre eles os caminhoneiros. A demissão de Parente teve resultados imediatos na bolsa, com as ações da estatal despencando 19%. Em comunicado oficial a direção da Petrobras informou que irá avaliar a nomeação de um CEO, através do Conselho de Administração. Na noite da sexta-feira foi indicado o nome de Ivan Monteiro, diretor-executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores, para assumir a presidência executiva da petroleira estatal em caráter interino.

Tensão crescente com nova guerra comercial: O governo de Washington anunciou que irá impor taxas sobre as importações de aço e alumínio em 25% e 10%, respectivamente, sobre as negociações com o México, Canadá e União Europeia. Apesar de serem grandes aliados dos EUA, os países afetados prometeram retaliar o protecionismo de Trump, com as primeiras represálias sendo anunciadas pelo México e Canadá que irão colocar tarifas sobre o suco de laranja, uísque, carne de porco e as motocicletas Harley Davidson. A UE anunciou que irá convocar uma reunião da Comissão Europeia para discutir outras sanções ao governo americano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Greve dos caminhoneiros perto do fim: Nesta terça-feira (30), O Presidente da República, Michel Temer, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Presidente do Senado, Eunício Oliveira, publicaram nota conjunta em que manifestavam seu apelo pelo encerramento da greve dos caminhoneiros, enfatizando que o governo esteve aberto ao diálogo, acolhendo as propostas da classe. Dentre as medidas estabelecidas nas negociações, a mais relevante é a redução de R$ 0,46 no preço do litro de diesel, que ocorrerá através do corte de 10% no preço das refinarias, além da isenção de impostos, como o PIS/COFINS.

 

 

 

 

Fechamento de mercado: o Ibovespa fechou com alta de 0,63% aos 77.239 pontos, o destaque negativo do mercado vai para a reação negativa do mercado à demissão do presidente da Petrobras Pedro Parente, levando a queda de 14,92% no valor das ações. Na outra ponta tivemos as ações da BRF subindo 9,20% diante de rumores de que Pedro Parente poderia assumir o cargo de CEO da empresa.

Referente ao dólar houve fechamento com alta de 0,80%, cotado a R$ 3,76.

 

Equipe técnica:

 

Marcelo Takao Tano

Diretor Financeiro

 

Emanuel Germano da Silva

Colaborador 

 

Matheus P. Marinho

Colaborador

Receba todas as novidades do Clube!

bottom of page