REVIEW: OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA
O autor do livro nasceu em Toronto, Canadá, e viveu lá durante toda a infância; quando adulto, mudou-se para os Estados Unidos. Foi lá que deu início a uma série de empresas diferentes, até ter sucesso com uma loja de varejo fitness. Depois de fazer milhões com sua rede de lojas, perdeu sua fortuna devido a má gestão. Eker então começou a analisar as relações que as pessoas ricas têm com seu dinheiro, levando-o a desenvolver as teorias que ele fala até hoje.
O autor começa seu livro de maneira direta: “As ideias e os conceitos que apresento neste livro não são por si mesmos verdadeiros nem falsos, não estão certos nem errados.” O próprio autor trata logo de desmentir qualquer verdade tida como absoluta em relação ao que irá descrever ao longo do livro.
De leitura agradável e fácil o livro leva o leitor todo tempo à reflexão. A leitura se divide em duas partes: a parte I trata do modelo de riqueza e a parte II dos arquivos de riqueza. Na primeira parte, ele trata do nosso modelo de programação mental sobre a riqueza, essa não diretamente relacionada a bens materiais e dinheiro, mas sim a um modelo de mentalidade de riqueza e abundância, relacionado a vida.
Explica que fomos condicionados, desde nossa infância, a escutar pessoas que - muitas vezes , não entendem nada de finanças pessoais e dinheiro. Aceitávamos o que essas pessoas diziam como algo incontestável, algo a ser seguido cegamente.
A consequência é terrível. Isso tem impactos profundos na nossa mentalidade, nos fazendo acreditar em coisas tais como: , como “Dinheiro só traz problemas” ou “Prefiro ser feliz do que rico”.
Esses tipos de pensamentos nos condicionam ao caminho contrário ao da riqueza, como se ter dinheiro e fazer ele trabalhar para você fosse algo errado, sujo ou ilícito.
O autor nos incentiva a perceber que essa programação foi realizada primeiramente de forma verbal, com o que crescemos ouvindo; mas também de acordo com nossos modelos, nossos exemplos de vida, em quem nos baseamos como modelos de sucesso (pais, por exemplo) e por fim, e em terceiro, a partir das experiências que tivemos durante nossa vida.
O autor sugere então que comecemos a questionar essas antigas crenças e modelos , que nos programaram para a mentalidade que temos hoje.
Na segunda parte do livro , o autor trata do que ele classifica como os “17 Arquivos de Riqueza”, que seriam um comparativo entre as programações mentais de quem tem uma mente milionária e quem não tem.
São eles:
1. As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio minha própria vida”. As pessoas com mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem.”
2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas com mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas com mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
4. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas com mentalidade pobre pensam pequeno.
5. As pessoas ricas focalizam oportunidade. As pessoas com mentalidade pobre focalizam obstáculos.
6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas com mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas com mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.
8. As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas com mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
9. As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas com mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.
10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas com mentalidade pobre são péssimas recebedoras.
11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas com mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despedem.
12. As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” As pessoas com mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”
13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas com mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.
14. As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas com mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.
15. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas com mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.
16.As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas com mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.
17. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas com mentalidade pobre acreditam que já sabem.
Em resumo, o grande objetivo do livro é fazer você repensar seus modelos sobre riqueza, fazer com que toda aquela programação que você teve durante sua vida seja substituída por modelos realmente verdadeiros e que te ajudem a construir uma nova e próspera vida.
O livro é um verdadeiro convite a criação de um novo mindset para a vida e de novo modo de inventar e construir algo realmente de valor, contanto que nos permitamos recriar nossos valores e crenças. Que tal se começarmos por afirmar: “Eu tenho uma mente milionária”!?
- Rennan Torres