top of page

Review Finanças Femininas:

Como organizar suas contas,

aprender a investir e realizar seus sonhos.

O mercado financeiro é ainda um ambiente predominantemente masculino, e para mim, que sou mulher e estou entrando nessa área, observo que não é preconceito, mas falta de interesse de muitas mulheres sobre o tema. Pensando nisso, resolvi ler um livro que relacionassem a mulher com a vida financeira. “Finanças Femininas, Como Aprender a Investir e Realizar Seus Sonhos” é um livro escrito por uma jornalista especializada em finanças e por uma economista, Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana, respectivamente, e dá dicas práticas de como lidar com o consumismo, aprender a negociar e investir. As autoras começam ensinando como dividir o seu salário, sugerindo que 50% seja reservado para as contas fixas, 30% para lazer (isso inclui ir ao cabeleireiro, ir ao cinema ou viajar) e 20% deve ser poupado. A indicação é que o dinheiro guardado deve ser utilizado para realizar os sonhos que as mulheres têm, o que faz o livro ser dividido em capítulos com temas específicos.

Um dos capítulos ensina como poupar para comprar um carro, ou seja, se deve-se ou não fazer financiamento, como guardar dinheiro para isso e quais serão os gastos dessa decisão. Outro capítulo, também interessante, mostra para a mulher como organizar, financeiramente, a festa de casamento, explicando quais serão os gastos desse grande evento e como se planejar com antecedência para isso. O livro dá a liberdade de cada mulher tomar suas próprias decisões, seja quanto ao fato de fazer ou não uma festa ou quanto ao tipo de festa fazer, se será uma mais elaborada ou com baixos custos. Um capítulo facultativo explica como abrir seu próprio negócio, digo que ele é facultativo pois as mulheres que não têm esse sonho podem optar por não ler esse capítulo, sem fazer com que o livro perca sua sequência lógica. Neste capítulo, é explicado sobre o capital de giro necessário para abrir o negócio e como juntar dinheiro para ele, seja economizando ou financiando algumas atividades. O último capítulo que vou citar nesse Review, pois me chamou muito a atenção, fala sobre o planejamento de gastos após o nascimento do filho. Como todo mundo sabe, um filho não é “barato”, e por todo o amor envolvido as mulheres sempre querem fazer o melhor para a criança. Traduzindo isso em termos financeiros, é preciso fazer um planejamento de gastos detalhado, de forma a ter claro o que a mulher pode abrir mão de sua vida financeira para investir na criança. O capítulo também mostra dicas que muitas vezes são desconhecidas do grande público, como o clube de fraldas para as recém-mamães, que, a partir da assinatura do clube, é enviado, todo mês, um kit com itens básicos para a higiene do bebê, e, no caso das fraldas, dá para escolher o tamanho que você precisa de acordo com o crescimento da criança.

O livro é totalmente voltado para mulheres e aborda temas e sonhos que as mulheres costumam ter, como montar seu negócio, casar, viajar independente, ter filhos, e ele mostra que, no que depender do planejamento em relação à parte financeira, é possível sim realizar seus sonhos. É muito curioso ver um livro que aborda sobre o mundo feminino, sonhos e finanças, pois muitas vezes quando se fala em “sonhos femininos” a parte financeira é meio que deixada de lado, sendo que na verdade ela é fundamental. Outro aspecto positivo do livro é que ele não diz para a mulher parar de comprar ou ficar anotando todos os gastos, mas mostra como equilibrar as finanças de uma forma que não comprometa o lazer e nem a situação bancária. Quanto a dica sobre a divisão do seu salário, 50% para despesas, 30% para lazer e 20% para poupar, considero que depende muito do momento financeiro da mulher. Por exemplo, uma mulher que está planejando um casamento e montando sua casa própria vai precisar poupar mais do que 20% e uma mulher com filhos pequenos dificilmente conseguirá reduzir as despesas à apenas 50% do salário. Todavia, é interessante observar essa dica e acredito que cada mulher deve adaptar esse orçamento de acordo com sua necessidade, mas sempre lembrando de incluir as despesas, lazer e economias.

NOTAS

Clareza das Informações

Didática

Aplicabilidade

Vocabulário utilizado

Aprendizagem

Aspecto Visual

Média Geral

- Kelly Brack

Curtiu o review? Quer saber mais sobre finanças?

Então compre o livro pelo nosso link do programa de Associados Amazon e ajude o Clube a crescer!

bottom of page