top of page

REVIEW: PAI RICO, PAI POBRE

​

​

 

Robert T. Kiyosaki é um inconformado. Como muitos, Kiyosaki poderia ter seguido o conselho de seu ‘pai pobre’. Teria garantido um futuro estável, seguro e comedido, sem muitos desafios. Não é por acaso que para se tornar um milionário, como ele se tornou, você precisa estar muito aquém da mentalidade da maioria. Para se tornar (ou permanecer) rico, você vai precisar mais do que muitos reais. Assim como o autor, você vai precisar de uma mentalidade voltada ao sucesso financeiro! Ou seja, ao invés de considerar que o dinheiro não é importante, que o dinheiro não compra a felicidade... você precisará encarar o dinheiro como poder. Assim, demonstrará ter decidido dar ouvidos aos conselhos certos.

       

Esses conselhos, experimentados ao longo do livro, envolvem: Admitir que dinheiro é importante; viver apertado por um tempo, para ganhar no longo prazo; encarar que a busca de conhecimento pode nos afastar da ignorância financeira e nos aproximar dos nossos sonhos; entender que o dinheiro sem inteligência financeira é dinheiro que desaparece rápido; aceitar que não importa quanto você ganha, mas quanto você conserva; e, além disso, considerar a importância de conhecer a diferença entre um ativo e um passivo. Depois vem a parte prática, sair em busca de novos riscos, desafios, obstáculos -  degraus de subida e descida, que no fim te introduzirão a uma vida de riquezas. Parece mais fácil do que você pensa? Não se surpreenda se descobrir que tudo que você precisa é inteligência financeira. É...., aquela que não te ensinaram na escola, bem diferente de bhaskara ou qualquer outra fórmula matemática.


Se em algum ponto você se identifica com os ‘inconformados’, assim como o autor desse exemplar, e deseja mais do que uma vida “normal”, o livro “Pai rico Pai Pobre” foi escrito para você. Narrando a história a partir da metáfora dos dois pais, o pobre (professor universitário, sindicalista, instruído) e o rico (empreendedor, bem sucedido, com pouca instrução acadêmica), a história nos ensina como fazer para ter sucesso financeiro e

​

conseguir um futuro promissor. Uma das principais sacadas, que gira em torno de todo o livro, é a lição de que o dinheiro pode trabalhar para você ao invés de você para ele. Para isso, segundo o pai rico, cuidar da sua coluna de ativos é a melhor maneira de fazer o dinheiro trabalhar 24h por dia para você, sem que você precise trabalhar nem uma única hora a mais por dia por ele.

 

As demais explicações dadas pelo autor também são muito mais didáticas do que técnicas, o que faz sua compreensão ser simples e, seu acesso, fácil. Por exemplo, outra importante lição tirada do livro é que os ricos não trabalham pelo dinheiro... Enquanto os empregados da empresa trabalham todos os dias para pagar suas contas, movidos pelo medo e pelo desejo por dinheiro, os donos das empresas estão trabalhando motivados por outro interesse. O interesse em realizar sonhos, o interesse em melhorar alguma coisa ao seu redor. O medo instalado nas pessoas e a ignorância financeira não faz parte do cotidiano dos ricos, e por isso eles estão sempre na frente pensando em como mudar as coisas para melhor.


Na escola, não somos ensinados a usar, controlar e “fazer” dinheiro; por outro lado, somos ensinados a trabalhar pelo dinheiro. Esse livro vai ensinar você a fazer o dinheiro trabalhar por você! Ao invés de adquirir cada vez mais passivos, como a maioria das pessoas, ele te

incentivará a armazenar ativos. Que sob a ótica do autor são: bens ou direitos que geram recebíveis financeiros, enquanto ‘passivos são obrigações financeiras que geram custos. Assimilar a diferença entre esses conceitos, também é de enorme importância para captar a ideia do autor. 

 

Outra lição interessante tirada dos ensinamentos do Pai Rico é aquela que diz que os ricos inventam dinheiro. Enquanto os pobres inventam maneiras de pagar suas contas, procurando um novo emprego que pague um pouco mais, os ricos estão preparados para inventar dinheiro. As oportunidades para “criar dinheiro do zero” podem ser enxergadas, na maioria das vezes, pela nossa mente, não pelos nossos olhos, conforme as palavras de Kiyosaki. E, segundo ele, os ricos enxergam esses milhares de maneiras em coisas do dia a dia, em coisas que passam batido aos nossos olhos. Ao invés de enxergar um problema, eles vêm o problema dos outros como uma oportunidade. Pense no exemplo de aplicativos de mobilidade... O uber foi uma resposta elaborada por um empreendedor a um problema social. 


Por último, assim como o 'Pai Rico' trabalhe para aprender, não pelo dinheiro! Talvez a lição mais valiosa que tiramos ao ler 'Pai rico, Pai Pobre'. Investir em conhecimento é

um importantíssimo passo se você está resolvido a ficar rico; não só o conhecimento técnico, mas também o prático é um fator indispensável para ter sucesso nos negócios e em sua vida financeira. Se sua estratégia for essa, você tem muito mais chances de ter uma vida à altura de seus sonhos, bem diferente daquela incentivada pelo 'pai pobre'.

 

Obrigada por ler, e sucesso em 2018 !

​

- Eduarda Francine

bottom of page